É possível que muitas pessoas não parem para pensar em cada um dos alimentos que compram no mercado e qual é a distância que cada um desses produtos precisa percorrer para estar nas prateleiras do mercado. Mas como será que é o transporte de grãos no Brasil?

Quando pensamos em um país como o nosso, tão grande, diverso e com diferenças de temperatura, é natural que algumas regiões sejam conhecidas pelo plantio e produção de determinados alimentos.

Entretanto, sabemos que esses produtos precisam circular para outros lugares, fazendo parte do dia a dia de diversas famílias, afinal, seria péssimo se só tivéssemos acesso aos alimentos produzidos no próprio estado, não é mesmo?

É aí que entra o transporte de grãos no Brasil, dando vida a diversos produtos e empresas nacionais. Ficou curioso? Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para conferir o conteúdo completo e confira todas as informações.

Produção de grãos no Brasil

Antes mesmo de falar desse deslocamento e tudo que precisa ser feito para levar alimentos para todos os estados da nação, é importante compreender como a produção de grãos faz parte da história nacional.

Basta lembrar do tempo na escola para saber que a produção de grãos sempre fez parte do cotidiano do Brasil, afinal, muitos conflitos internos foram protagonizados pela disputa de terras.

Nos últimos anos, a produção de alguns grãos tem sido fundamental para assegurar a economia no país, seja com a exportação ou até mesmo com o consumo interno.

Arroz, feijão, soja e milho são alguns dos mais conhecidos, responsáveis por garantir o sustento de diversas famílias.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o ano de 2021 deve contar com um aumento de 5,7% na produção de grãos em todo o país. Ao todo, 271,7 milhões de toneladas devem ser colhidas.

A estimativa é alta e pode contribuir ainda mais com a expansão do mercado, sem contar nas melhorias e inovações que estão contribuindo cada vez mais com a produção nacional.

E como é feito o transporte de grãos no Brasil?

Agora que foi possível compreender um pouco da importância dos grãos para o país, é momento de saber como é feito esse transporte.

Sabemos que as rodovias e avenidas são o principal caminho em nosso país, responsáveis por assegurar não apenas o tráfego de pessoas, mas a mobilidade dos produtos e materiais.

Cargas frigoríficas, alimentos congelados, opções a granel, cargas vivas, secas e grãos são os principais tipos de carga.

Mas você já sabe como funciona esse transporte de grãos no Brasil? Quer saber mais sobre o assunto? Então, para facilitar a compreensão, separamos em tópicos o passo a passo para realizar essa tarefa:

1º - Recebendo a compra

Esse é o ponto inicial de todo o processo: a confirmação da compra, seja feita pela internet ou até mesmo por ligação.

Após deixar disponíveis os itens que podem ser vendidos, neste momento em que ocorre a confirmação da venda é a hora de repassar o pedido para o próximo setor responsável.

Lembre-se de manter um relacionamento próximo entre a área de vendas e aqueles que são responsáveis por separar os produtos e enviar os itens.

Assim fica mais fácil planejar os próximos passos, além de contar com a ajuda de todos que fazem parte da empresa, deixando as ações mais simples e ágeis, afinal, qualquer tempo economizado pode ajudar.

2º - Preparando a carga

Esse é um dos primeiros passos: separar a carga que deve ser enviada para outro lugar. Pode até parecer uma atividade fácil, mas é preciso ter muita atenção para não errar na quantidade ou até mesmo no que será enviado.

Algumas empresas contam com equipes de logística destinada apenas para separar e revisar os produtos antes do envio.

Essa é uma maneira eficaz de assegurar que tudo será encaminhado conforme o pedido e que o cliente ficará feliz com o recebido.

3º - A hora do transporte

Esse é um dos momentos mais delicados e que precisa de muita atenção, afinal, levar a carga até o destino pode ser uma missão de alguns dias e com muitos estados de distância.

Nesse caso, é fundamental contar com uma empresa que seja capaz de oferecer um bom serviço de mobilidade, com segurança, respeito e com capacidade de atender suas demandas e os pedidos dos clientes.

Uma dica importante é avaliar todas as opções antes de fechar algum contrato com uma empresa. Avalie quais veículos estão disponíveis, quais são as seguranças para a carga, o que pode ser feito em casos em que há problemas no caminho e como é a estrutura da empresa.

Essa é uma das partes mais importantes do processo e deixar de enviar a carga por uma empresa confiável pode estragar o seu relacionamento com o cliente.

Por isso, mantenha em mente que é imprescindível contratar uma empresa confiável e que esteja de acordo com as necessidades apresentadas.

4º - Recebimento confirmado

Agora que a carga já está no caminho certo, com uma empresa confiável, basta esperar a confirmação de recebimento.

É interessante sempre manter o contato com quem vai receber os produtos para saber se tudo chegou como o esperado, se deu certo e qual foi a nota do cliente para a compra e entrega.

Essa é uma forma eficaz de medir como está sendo o serviço oferecido, além de ser a melhor maneira para descobrir se a sua parceria está trazendo bons frutos.

Lembre-se: caso o cliente mencionar que existe algo faltando, sempre escute a história e busque saber o que está acontecendo. Aquela máxima sempre vale: o cliente sempre tem razão.

Gostou do conteúdo sobre o transporte de grãos no Brasil? Atua nessa área e está precisando de alguma ajuda?

Então aproveite para entrar em contato com os nossos especialistas e confira o que podemos fazer por você. Atendemos a região Centro Oeste e Sudeste do país.

Para continuar conferindo conteúdos como esse, basta acompanhar nosso blog. É por lá que publicamos todas as novidades e as informações que podem fazer a diferença no seu dia a dia!