Motivos para se contratar uma transportadora ao invés de motorista autônomo

O transporte de cargas pelo modal rodoviário é o que mais movimenta a economia aqui em nosso país. Muitas empresas do ramo ficam em dúvidas entre contratar uma transportadora ao invés de motorista autônomo, mas, veremos que há muitas diferenças nessas diferentes contratações.

Afinal, temos nos dois lados da moeda a contratação de um profissional liberal ou a contratação de uma empresa de transportes de cargas. Claro que há vantagens e desvantagens nos dois vínculos, porém, o que muitos não sabem é do risco que contratar autônomos pode gerar para uma organização.

Problemas que poderiam sequer ser imaginados, como aqueles ligados aos processos trabalhistas. Então, quanto mais você se informa sobre o assunto, melhor estará preparado para fazer contratações mais assertivas para sua organização.

Continue a leitura e saber mais sobre o tema!

Há riscos de processo trabalhista pelo motorista autônomo

Você não leu errado, é isso mesmo – mesmo que a relação de prestação de serviços autônomo aconteça conforme a Lei n. 7.290/84. Por outro lado, acontecem processos com pedido de reconhecimento de vínculo empregatício, por conta de algumas semelhanças da prestação de trabalho com o que acontece no regime CLT.

O que a sua empresa precisa fazer nesse caso é provar qual é a relação, de fato, do motorista para com a sua empresa. O problema é que muitas situações podem dar margem a esse reconhecimento, como exigência de que o motorista retorne para prestar conta de suas entregas e de notas fiscais, por exemplo – além de prestação de relatórios diariamente, com indicação de horários, pagamento de salário mensal fixo, entre outros.

Por isso que a relação pode ser mais arriscada para a sua empresa quando ela resolve optar por motorista autônomo ao invés de transportadora.

Não existe exclusividade na contratação

A empresa que opta pelos serviços do motorista autônomo não possui garantias sobre a permanência desse trabalhador em vários trabalhos seguidos. Afinal, a natureza dessa contratação por si só é eventual, em contraposição com a sua demanda, que permanece constante nas atividades da empresa.

Por outro lado, na contratação de transportadora, você consegue estipular um período maior nessa relação de prestação de serviços, diminuindo a preocupação de ter que entrar em contato sempre que seja necessário ou ter que perder tempo falando com vários motoristas que podem estar em outros processos de entrega.

Vale lembrar que o motorista autônomo pode, sim, continuar prestando serviços, mas, como vimos antes, isso pode ser prejudicial para sua empresa caso haja processo trabalhista, algo que pode virar uma brecha e prejudicar a sua empresa, fazendo perder o processo em questão.

A comunicação com uma transportadora é mais direta

Quando opta por um autônomo, seus colaboradores não podem criar uma comunicação direta, como quem fala com outro colaborador, por exemplo. A sua empresa não pode fazer exigências a um profissional liberal, que é o caso do autônomo, sobre seus horários, prestação de contas em momentos determinados por sua empresa, entre outros.

Isso pode ser caracterizado apenas quando há o vínculo empregatício ou uma contratação que estipule esse relacionamento, como pode acontecer com os serviços terceirizados de transporte. Então, basta estabelecer como será a dinâmica de trabalho na contração da transportadora.

A postura de um profissional liberal é diferente de um colaborador da sua organização ou um colaborador de outra que seja contratada. Isso pode trazer dificuldades no dia a dia, afinal, a comunicação faz toda a diferença na dinâmica de trabalho e pode influenciar na produtividade.

A sua empresa tem maior segurança sobre as condições do veículo

Mais uma vez ressaltamos que a sua empresa pode pedir alguns pré-requisitos, mas não fazer exigências em si quando vai contratar o autônomo. É o caso do estado de conservação dos veículos, por exemplo, o que é diferente no caso da contratação de transportadoras, afinal, você pode exigir mais sobre tal quesito.

Sem contar que o motorista pode omitir alguma informação importante, assim, a sua empresa fica mais vulnerável à ocorrência de problemas na estrada. Um detalhe que pode fazer toda a diferença quando houver a necessidade de cumprir com um horário específico, gerando atrasos nas entregas.

Outra questão importante sobre a segurança é a gama de recursos que as transportadoras possuem para monitoramento dos veículos, já que é prática identificar onde os motoristas estão e quando eles chegam ao destino.

Os riscos de golpes são menores

Infelizmente muitos bandidos acabam se aproveitando desse tipo de serviços para a aplicação de golpes contra empresas durante o transporte. São os desvios de frete, meios pelos quais os supostos caminhoneiros roubam a carga que deveria ser transportada.

Muitos utilizam sites e plataformas que anunciam vagas para transporte de cargas, aproveitando os locais com menos exigências para contratação. O alvo são as cargas que possuem valores mais baixos, porque normalmente não possuem rastreamento eletrônico, facilitando ainda mais que o crime seja efetivado.

 

Imagine, portanto, que, ou a sua empresa cria uma lista de exigências, dificultando encontrar um motorista que obedeça a todas elas, ou diminui as exigências, mas se coloca em risco para esse tipo de golpe.

Sabemos que muitas empresas optam por diferentes dinâmicas ao transportar cargas, porém, vale a pena avaliar os riscos, custo-benefício e quaisquer outros requisitos para que não haja problemas. Assim, sabemos que é importante conhecer os motivos para se contratar uma transportadora ao invés de motorista autônomo.

Desde situações mais complexas, como os processos trabalhistas, até os mais simples, como a falta de disponibilidade, podem influenciar na sua decisão. As cobranças não poderão ser feitas em alguns tipos de contratação, sendo algo que impacta no dia a dia dos seus colaboradores envolvidos na gestão.

No mais, ao procurar uma transportadora, é muito importante ter atenção para a negociação das condições do contrato, para que possa fazer as exigências que garantam a qualidade da sua empresa. A burocracia nesse caso pode trazer mais vantagens do que procurar um vínculo que seria aparentemente mais simples para sua empresa.

Podemos te ajudar, basta entrar em contato para realizar uma cotação ou tirar as suas dúvidas sobre o assunto.